O Plataforma Educativa é um projeto itinerante de educação para o desenvolvimento das comunidades pesqueiras e se insere no conjunto de ações de Responsabilidade Social da Repsol Sinopec.
 
Através desse projeto, atuamos como mediadores e indutores de benefícios socioeconômicos sustentáveis para as comunidades locais, agregando os interesses de diferentes partes envolvidas.  
 
O Plataforma Educativa existe desde 2009 e já esteve em 25 cidades do litoral dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo levando desenvolvimento para mais de 17 mil pessoas.
 
São oferecidos cursos gratuitos de qualificação profissional para pescadores e difusão de conteúdos relacionados ao meio ambiente e segurança também para estudantes e a comunidade local.
 
As atividades do Plataforma Educativa acontecem no interior de um caminhão baú de 12 metros de comprimento que se transforma numa sala de aula para atendimento de até 30 alunos.
 
São oferecidas palestras nas áreas de saúde e meio ambiente e cursos voltados especialmente para a comunidade pesqueira como "Processamento de Pescados", "Pescador Profissional" (POP) e "Marinheiro Auxiliar de Convés" (MAC).
 
Plataforma Educativa conta com o apoio de uma rede de parceiros — Marinha do Brasil, empresas privadas, Prefeituras e Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Turismo das cidades por onde passa.
 
Através destas parcerias a Plataforma Educativa também oferece atividades complementares aos assuntos relacionados às atividades profissionais do pescador com palestras sobre "Segurança no entorno das plataformas", "Plano de resposta a emergência no mar – MAREM" e "Recursos Pesqueiros e tubarões", este último realizado em parceria com o AquaRio Marinho do Rio de Janeiro – AquaRio.
 
 
 

Com o diploma do curso, os participantes ficam habilitados a tirar a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), exigida pela Marinha para exercer a profissão de pescador em alto mar. Para participar é necessário ter mais de 18 anos, ser alfabetizado e apresentar uma série de documentos exigidos pela Marinha, além de um teste físico que é eliminatório.

A palestra aborda sobre a restrição à navegação na área de exclusão de 500m no entorno das plataformas em atendimento à NORMAM-08/DPC, estabelecida pela Marinha do Brasil.

A ação é parte da programação do curso de Pescador Profissional, e usa uma abordagem educativa, com apresentação dos principais riscos à vida humana e às instalações.

Link Galeria de Imagens PE

 

Mitos e Verdades sobre os Tubaroes

A palestra busca desmitificar a imagem negativa dos tubarões e vai abordar as curiosidades sobre o comportamento desses animais. Com Marcelo Szpilman, biólogo e diretor-presidente do AquaRio.

Taro Ambiental

A atividade passa de forma lúdica conceitos de preservação do meio ambiente. A cada rodada é tirada uma carta que traz um tema de discussão. Atividades realizada com a equipe do Instituto Costa Brasilis e Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IOUSP).

EnTenda o Lixo

Conversa sobre questões relacionadas ao lixo marinho, tipos de resíduos, possíveis origens e ações necessárias para a mitigação e solução do problema. Atividades realizada com a equipe do Instituto Costa Brasilis e Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IOUSP).