Modelo de inovação aberta visa criar tecnologia robótica inédita

Repsol Sinopec, Ouro Negro e PUC-Rio fazem parceria para desenvolver robô modular para atuar em poços de petróleo
download

Alinhadas com uma tendência mundial de otimizar a geração de inovação, disruptiva ou incremental, a Repsol Sinopec, a Ouro Negro e o Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) firmaram uma parceria para desenvolver em conjunto um protótipo de sistema robótico modular autônomo para inspeção e atuação em poços de petróleo.

Sob a marca registrada Wellrobot®, o projeto tripartite visa criar uma nova ferramenta para avaliar a integridade mecânica de poços produtores de óleo ou gás e poços injetores com completação seca, de forma a gerar dados que possam subsidiar operações de plugueamento e abandono (P&A).

«Na Repsol Sinopec Brasil investimos em tecnologias inovadoras, buscando uma maior automatização nas nossas operações para nos ajudar a aumentar sua segurança e gerar energia de maneira mais sustentável e eficiente”, diz Tamara Garcia, Gerente de Pesquisa e Inovação da Repsol Sinopec Brasil.

“A Ouro Negro é uma empresa que tem a inovação em seu DNA. Este projeto está totalmente alinhado à estratégia de crescimento da companhia, não apenas pelo seu escopo, mas também por adotar o modelo de inovação aberta, pois acelera o desenvolvimento de tecnologias disruptivas, como a que essa parceria trata. É uma grande satisfação poder trabalhar ao lado da Repsol Sinopec e da PUC-Rio”, diz Eduardo Costa, CEO da Ouro Negro.

“Esse sistema robótico vai reduzir custos (principalmente da perfilagem e tempo de sonda) e riscos operacionais, otimizando uma etapa crítica da indústria de petróleo, que é a operação e plugueamento e abandono, tendo em vista principalmente o cenário do descomissionamento em bacias maduras”, complementou Costa.

“A parceria Universidade-Empresa permitirá um desenvolvimento acelerado desse sistema robótico inovador, através da integração de equipes com conhecimentos complementares em desenvolvimento de hardware de alta confiabilidade e de software inteligente de controle, necessários para a execução das tarefas desafiadoras propostas», conclui o professor Marco Antonio Meggiolaro, do Departamento de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio e coordenador do Laboratório de Robótica da PUC-Rio.

 

Sobre a Repsol Sinopec Brasil
A Companhia brasileira atua no seguimento de exploração e produção de petróleo e gás e é parte do Grupo Repsol. Ocupa posição estratégica nas áreas de maior potencial do pré-sal brasileiro com atividades nas Bacias de Santos e Campos. Sua carteira de ativos inclui três campos produtivos, Albacora Leste, Sapinhoá e Lapa e blocos exploratórios de grande potencial. Investimos cerca de R$ 80 milhões nos últimos 3 anos em projetos de PD&I no Brasil. www.repsolsinopec.com.br

Sobre a Ouro Negro
Empresa de tecnologia com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras para as atividades de E&P da indústria de óleo e gás, a Ouro Negro disponibiliza soluções de monitoramento da integridade de equipamentos e estruturas, sistemas integrados de completação inteligente de poços, engenharia submarina, soluções baseadas no uso de laser de alta potência, sistemas robóticos para inspeção e operação em poços e subsea e inteligência computacional para a gestão da integridade de ativos. www.ouronegro.com.br

Sobre o Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)
O CTC/PUC-Rio é um dos quatro Centros da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), agregando cerca de 5 mil alunos, 140 laboratórios de ponta e aproximadamente 300 professores, a maioria de tempo integral e com doutorado no exterior. Ele engloba dez cursos de graduação em Engenharia, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, e os bacharelados em Química, Matemática e Física. Na pós-graduação, além dos tradicionais mestrados e doutorados acadêmicos, o CTC oferece ainda o Mestrado em Metrologia, Qualidade, Inovação e Sustentabilidade (Pós MQI) e os Mestrados Profissionais em Engenharia Urbana e Ambiental e o de Logística. De acordo com os resultados da última avaliação CAPES (2013-2016), dos 12 programas do CTC avaliados, cinco conquistaram nota máxima e outros três ficaram apenas um ponto abaixo, confirmando a PUC-Rio como referência de qualidade de ensino no Brasil e no exterior. Ciência, tecnologia e inovação estão presentes no dia a dia de todas as atividades do CTC, que tem como meta principal oferecer à sociedade brasileira formação de excelência em recursos humanos, além de pesquisas e soluções de nível internacional, equiparando-se às melhores universidades do mundo. www.ctc.puc-rio.br

 



Contato para Imprensa