No mês do Meio Ambiente, Repsol Sinopec Brasil reforça seu compromisso com a sustentabilidade do planeta

Companhia investe em ações para preservação do meio ambiente, desenvolvimento comunitário e cultura
download
Junho é um mês dedicado à preservação do planeta. Duas importantes datas são celebradas neste mês: Dia do Meio Ambiente (5/6) e Dia Mundial dos Oceanos (8/6). Inspirada nas comemorações, a Repsol Sinopec Brasil reforça o compromisso com a sustentabilidade. A Companhia apoia e investe em diversas ações voltadas à preservação do meio ambiente, desenvolvimento comunitário e cultura, que buscam a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Entre os investimentos realizados na área de meio ambiente, merecem destaque as iniciativas que a Repsol Sinopec apoia para proteção e conservação da biodiversidade marinha. A companhia patrocina o AquaRio, o maior Aquário Marinho da América do Sul, local que abrigou o lançamento no Rio de Janeiro, da campanha Mares Limpos, das Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 7 de junho. A redução do lixo marinho é alvo da campanha, que tem o objetivo de conscientizar pessoas e empresas a reduzirem o consumo de plásticos e evitar seu descarte.
A Repsol Sinopec também realiza pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias voltadas à segurança e proteção de ambientes marinhos durante as atividades de produção de petróleo e gás. Como o TAILS – Total Asset Integrity monitoring and Leak detection System, que inclui o projeto Doris. Doris é um robô autônomo que monitora a integridade das instalações offshore e potenciais vazamentos de hidrocarbonetos na superfície.
Outra iniciativa importante é o apoio ao programa Costa Atlântica da Fundação SOS Mata Atlântica, que atua na conservação do patrimônio natural e cultural das zonas costeiras e marinhas do país.
A Companhia é única petroleira parceira da Fundação SOS Mata Atlântica, desde 2005. Além do Programa Costa Atlântica, apoia ainda o projeto Florestas do Futuro para a recuperação de matas ciliares em cinco bacias hidrográficas importantes para a produção de água e conservação da biodiversidade. Por meio dessa parceria, a Repsol Sinopec já plantou duas florestas de área equivalente a 22 campos de futebol em matas ciliares do Rio Paraíba do Sul, no estado do Rio de Janeiro, e também na bacia do Rio Tietê, no estado de São Paulo.
Desde 2014, a Repsol Sinopec elabora um plano de sustentabilidade anual. O objetivo é responder às expectativas que seus stakeholders têm em relação ao negócio, desenvolver práticas que maximizem os impactos positivos e previnam, mitiguem ou compensem qualquer possível dano. O plano de 2017 foi lançado em maio e traz 11 inciativas para serem desenvolvidas ao longo do ano. As ações apoiam a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que declara a determinação de “garantir proteção duradoura do planeta e seus recursos naturais.”


Contato para Imprensa