Plataforma Educativa Repsol Sinopec chega a Santos

Entre os cursos oferecidos na cidade está o POP - Pescador Profissional
download

Programa itinerante de educação voltado para o desenvolvimento das comunidades litorâneas, a Plataforma Educativa Repsol Sinopec chegou a Santos nesta segunda-feira (2/9), onde fica até o dia 27/9. Em dez anos de atuação, esta é a terceira vez que o programa – que já passou por 27 cidades, formando mais de 1.000 pescadores e realizando mais de 21 mil atendimentos – visita Santos. Em 2019, a Plataforma Educativa já passou também por Ilha Comprida (SP) e Paraty (RJ).

A programação começa com a atividade de educação ambiental EnTenda o Lixo, realizada por equipes do Instituto Costa Brasilis e do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP). Depois será realizado o curso de Agregação de Valor ao Pescado, em parceria com o Instituto de Pesca de São Paulo, e por fim o curso POP – Pecador profissional, em parceria com a Marinha do Brasil.

“Por meio do programa, a Repsol Sinopec Brasil atua como mediadora e indutora de benefícios socioeconômicos para as comunidades locais, fortalecendo o exercício da cidadania entre diferentes partes envolvidas”, diz Beatriz Giacomini, gerente de Comunicação e Relações Externas da Repsol Sinopec.

A unidade móvel da Plataforma Educativa ficará na Capitania dos Portos de São Paulo – Cais da Marinha do Brasil, localizada na Av. Engenheiro Ismael Coelho De Souza – Porto Macuco, Santos.

Veja abaixo mais detalhes sobre os cursos e atividades.

EnTenda o Lixo – Conversa sobre questões relacionadas ao lixo marinho, tipos de resíduos, possíveis origens e ações necessárias para a mitigação e solução do problema. Com equipes do Instituto Costa Brasilis e do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP). Para estudantes e professores. Inscrições na Unidade Móvel da Plataforma Educativa. De 3 a 10/9, de 9h às 12h e 14h às 17h.

Agregação de Valor ao Pescado – Nesse curso serão abordadas tanto as tecnologias tradicionais de conservação quanto as inovadoras e emergentes, incluindo os fatores que afetam a qualidade da matéria-prima e do produto final. De 11 a 13/9. Horários: 11 e 12/9 – 14h às 18h (aulas teóricas – local: na unidade móvel); 13/9 – 8h às 12h (aula prática – local: laboratório do Instituto de Pesca – Unidade Laboratorial de Referência em Tecnologia do Pescado – Av. Bartolomeu de Gusmão, 192 – Ponta da Praia, Santos). Inscrições na unidade móvel do programa.

POP – Formação de Aquaviários Nível 1 – Com o diploma do curso, os participantes ficam habilitados a tirar a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), exigida pela Marinha do Brasil para exercer a profissão de pescador. Para participar é necessário ter mais de 18 anos, ser alfabetizado e apresentar uma série de documentos exigidos, além de ser aprovado em um teste físico promovido pela Marinha. De 16 a 27/9. Horário: 8h às 17h. Inscrições na Colônia de Pesca Z10 – R. dos Pescadores, 130 – Centro, Ubatuba.



Contato para Imprensa