Plataforma Educativa Repsol Sinopec recebe funcionários da Repsol Portugal

O programa Plataforma Educativa Repsol Sinopec, que está em Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, recebe os colaboradores Antonio Rolo e Tiago Lebre, funcionários da Repsol Portugal como participantes do Plano de Voluntariado da Fundação Repsol.
download

Entre os dias 19 e 30 de agosto, a Plataforma Educativa Repsol Sinopec, que está em Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, recebe os colaboradores Antonio Rolo e Tiago Lebre, funcionários da Repsol Portugal. Participantes do Plano de Voluntariado da Fundação Repsol, eles aplicarão um jogo sobre sustentabilidade, participarão da atividade EnTenda o Lixo e farão palestras sobre as vantagens do plástico.

“Para mim é uma grande felicidade dedicar parte de minhas férias para colaborar com um projeto tão importante e que neste ano está comemorando dez anos de atividades. É muito rico poder trocar experiências com os participantes da Plataforma Educativa Repsol Sinopec”, diz o engenheiro Tiago Lebre. Entre suas atribuições na Repsol em Portugal, Tiago é responsável, na área de engenharia de postos de gasolina, por transmitir os valores de segurança e meio ambiente tanto internamente como aos fornecedores externos.

O Plano de Voluntariado da Fundação Repsol se apoia na comunicação entre os voluntários da empresa e a sociedade civil como ferramenta de integração. Para tanto, foi desenvolvido um portal com todas as informações acerca do Plano e de suas atividades. As ações contemplam uma ampla gama de atuação, como atenção a comunidades carentes, promoção de valores e integração social de pessoas com deficiência, reabilitação de espaços e ações ambientais.

Uma das atividades que os dois voluntários exercerão durante o período em Paraty é a aplicação do jogo sobre sustentabilidade «Carta da Terra», desenvolvido pelo Instituto Costa Brasilis, parceiro da Plataforma Educativa Repsol Sinopec.

O jogo é um instrumento ludo-pedagógico que aborda conceitos de ecologia e valores de cooperação, de acordo com os princípios defendidos na Carta da Terra, uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Com o uso de um tabuleiro, peças e cartas, o jogo estimula o conhecimento e a compreensão desses valores de forma descontraída e promove criações artísticas coletivas e reflexões críticas para a construção desse futuro comum.

Projeto itinerante de educação para o desenvolvimento das comunidades litorâneas, a Plataforma Educativa Repsol Sinopec está em seu décimo ano de atividades. Neste período em Paraty, onde está desde o dia 15 de julho, o programa oferece os cursos MAC – Marinheiro Auxiliar de Convés, de Monitor Ambiental, a Oficina de Design Aplicado ao Artesanato, a palestra EnTenda o Lixo e o Tarô Ambiental.

“Nesta edição, identificamos uma grande oportunidade para contribuir com o desenvolvimento social local, enriquecendo a nossa programação com atividades educativas com foco no turismo sustentável, que poderão auxiliar a comunidade a se preparar melhor para enfrentar o desafio de conciliar preservação ambiental e atração turística”, diz Beatriz Giacomini, Gerente de Comunicação e Relações Externas da Repsol Sinopec Brasil.

A unidade móvel da Plataforma Educativa fica no Cais de Pesca de Paraty até 30 de agosto, na rua José do Patrocínio, 100, na Ilha das Cobras.



Contato para Imprensa