Integração

Projeto de detecção de talentos paralímpicos

O Projeto de Detecção de Talentos Paralímpicos é realizado pelo Instituto Superar, que trabalha com o desenvolvimento humano através do esporte paraolímpico e da educação, contribuindo para uma sociedade menos preconceituosa e mais igualitária, sem negligenciar a liberdade dos indivíduos e as diferenças. O Instituto atende pessoas com e sem deficiência e mobilidade reduzida e em seus projetos, aborda temas como acessibilidade, legislação, qualidade de vida e engajamento social.

A Repsol Sinopec Brasil patrocina o Projeto de Detecção de Talentos Paralímpicos do Instituto desde 2015 através da Lei do Incentivo ao Esporte. O projeto busca desenvolver pessoas com deficiência e melhorar sua qualidade de vida através de várias modalidades esportivas e com acompanhamento multidisciplinar, além de detectar talentos para o esporte de alto desempenho. Modalidades: Vôlei sentado, Tênis de mesa e Futebol de sete, Natação adaptada e atletismo adaptado.

Nas Paralimpíadas de 2016, seis atletas representaram a Energia Repsol Sinopec, o Instituto Superar e o Brasil, conquistando medalhas de ouro, prata e bronze!

Com o objetivo de atingir a inclusão social, o Instituto também não deixa que o alto rendimento tire o brilho das histórias inspiradoras que se transformam ao longo dos anos de projeto.

Para saber mais sobre o Instituto Superar, acesse: https://superar.com/

Conheça os Resultados do Projeto de Detecção de Talentos Paralímpicos

78 Alunos matriculados nas atividades
3 Atletas medalistas nos jogos Paralímpicos de 2016
+40.000 Atendimentos diretos
12 Talentos se preparando para a próxima Paralimpíada e outros tantos talentos que se preparam para a vida.

Positivamente impactados pelas atividades realizadas em parceria com o Instituto Superar

Educação de qualidade

Formação de jovens e adultos com competências técnicas e profissionais para emprego e empreendedorismo

Parcerias e meios de implementação

Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes.

Tuany foi atleta de Arresemesso de Peso do Instituto Superar. Faixa preta no judô, ela sofreu uma grave lesão durante uma competição e econtrou uma nova chance no atletismo, arremesso de peso, através do Projeto de Detecçã de Talentos Paralímpicos do Instituto Superar. Começou na modalidade em 2017 e já conquistou o titulo de terceira melhor do mundo.

Tuany Siqueira
atleta revelada pelo Projeto de Detecção de Talentos Paralímpicos

O Projeto Detecção de Talentos, revela muitos talentos no esporte e na vida. Essas familias que atendemos encontram diversas dificuldades, mas para elas não existe a impossível. Me sinto realizada de poder contribuir com a melhora a qualidade de vida e na inclusão social dessas pessoas. São todas vitoriosas, algumas com suas medalhas no esporte, outros com suas conquistas na luita diária por uma vida melhor.

Carina Alves,
Diretora Presidente do Instituto Superar

Essas são algumas histórias dos alunos dos Projeto de Detecção de Talentos Paralímpicos