Meio Ambiente

AquaRio - Aquário Marinho do Rio de Janeiro

Pautado por atividades de educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura, o AquaRio é o maior aquário marinho da América do Sul. Possui 26 mil m2 de área construída e 4,5 milhões de litros de água distribuídos em 28 recintos.

São mais de 4 mil animais de 350 espécies diferentes em exposição, como peixes, raias, tubarões e invertebrados marinhos.

O AquaRio foi a 1ª instituição no Brasil a ter a certificação em bem-estar animal, concedida pela Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil em associação com a Wild Welfare. Em 2019, foi o primeiro aquário do mundo a receber o selo Friend of The Sea, um projeto que garante a certificação para quem promove sustentabilidade em diversas categorias de produtos e serviços relacionados ao mar.

O Centro de Pesquisa Científica do AquaRio já realizou 26 pesquisas inéditas: 2 Pós-doutorados, 5 Doutorados, 4 Mestrados, 5 Monografias.

Desde a sua inauguração, o AquaRio já recebeu mais de 2,5 milhões de visitantes. Sendo destes, 140.000 alunos mais de 1.500 escolas (35% escolas públicas com entrada gratuita), 8.000 crianças e adultos visitantes advindos de projetos sociais e mais de 3.000 crianças autistas e seus familiares recebidos nas Sessões Azuis e no Sentir para Amar, com deficientes visuais e auditivos.

Para mais informações sobre o AquaRio acesse:
https://www.aquariomarinhodorio.com.br/

Conheça os resultados do primeiro ano de funcionamento do AquaRio

2.500.000 visitantes em menos de 3 anos de funcionamento
140.000 alunos de escolas públicas e privadas visitaram o aquário
26 pesquisas científicas inéditas em andamento
700 filhotes nasceram por reprodução completa

Positivamente impactados pelas atividades realizadas em parceria com o AquaRio:

Água limpa e saneamento

Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais em ações para melhorar a gestão da água e do saneamento.

Consumo Responsável

Informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável de estilos de vida em harmonia com a natureza.

Vida Debaixo da Água

Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos. Proporcionar o acesso dos pescadores artesanais de pequena escala aos recursos marinhos e mercados.

Parcerias e meios de implementação

Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil que sejam eficazes.

Depoimentos de quem participa atividades do AquaRio

Focado na Educação, Pesquisa e Conservação, o AquaRio exerce papel fundamental na disseminação da importância da preservação dos oceanos e de seus seres marinhos.

Marzelo Szpilman,
Diretor-Presidente AquaRio

Conheça algumas das pesquisas científicas desenvolvidas pelo AquaRio e seus parceiros